Google - Scalper Trader

Como funciona o Dólar Futuro | Palestra ATOM

por

Neste Intensivão / Vida de Trader promovido pela Atom apresentei o Mercado de Contratos Futuros , em específico o “Contrato Futuro de Dólar e Mini Dólar”.

O Mercado Futuro e sua padronização

O Mercado Futuro vem ganhando espaço nos últimos 3 a 4 anos entre as pessoas físicas. Neste segmento de mercado as partes assumem um compromisso de compra e venda de um determinado ativo financeiro ou mercadoria (dólar, índice, café, milho…),  e esse compromisso é representado por um contrato padronizado para liquidação em data futura.

Essa padronização do contrato futuro consiste nos seguintes itens:

Quantidade e Qualidade: estabelece a quantidade ou volume do contrato futuro em específico e a qualidade do contrato futuro (aplicado no mercado agrícola).

Vencimento: Determina quais os meses são passíveis de negociação.

Formas de Negociação: Lote Padrão e Lote Mini.

Formas de Liquidação: Liquidação financeira e Liquidação por entrega física (agrícolas).

Ajuste Diário: Equalização de todas as posições no mercado futuro, com base no preço de ajuste de compensação do dia e com a consequente movimentação diária de débitos e créditos na conta, de acordo com a variação negativa ou positiva no valor das posições por ele detidas.

Margem de garantia: estabelece o valor de depósito de ativos exigidos para a abertura de posição no mercado futuro (não importando se comprada ou vendida).

Particularidades do Contrato Futuro de Dólar  

Contrato Futuro de Dólar  = Taxa de câmbio de Reais por Dólar dos Estados Unidos em data futura.

O principal objetivo do contrato de dólar futuro é o Hedge (proteção contra variação cambial futura). Esse tipo de objetivo tem como agentes empresas que tenham recebíveis em dólares do EUA e empresas que tenham exposição para pagamentos de passivos na moeda em datas futuras.

Outro objetivo do contrato de dólar futuro é a especulação, onde é possível negociar sobre a tendência da moeda no futuro e auferir lucro. E o mais interessante é que essa tendência pode durar apenas alguns minutos ou segundos.

Os principais participantes do dólar futuro são bancos, importadores, exportadores, especuladores (PJs e PFs). E cada um desses participantes tem um motivo diferente para estarem no mercado e várias formas de tomada de decisão.

No contrato de Dólar Futuro Padrão cada mudança de 0,50 ponto (variação mínima) equivale à R$125,00 por lote padrão (5 contratos).

No contrato de Mini Dólar Futuro cada mudança de 0,50 ponto (variação mínima) equivale à R$ 5,00 por lote padrão (1 contrato)

A Grande vantagem de operar dólar é usufruir da sua liquidez diária, uma vez que os agentes atuantes nesse ativo não escolhem operá-lo e sim são obrigados a tal devido à condições já mencionadas.

E se você tem interesse em conhecer mais sobre nosso perfil operacional, recomendo que participe do nosso treinamento gratuito de Tape Reading:

curso-gratuito

A Scalper Trader acredita que é possível ter lucros consistentes no Day Trade. Assim, nós acreditamos que ao difundir conhecimento e habilidades específicas, estamos colaborando com o desenvolvimento dos traders.

Deixe seu comentário aqui